© 2019 by Edu-Midia. Proudly created with Wix.com

Educação Midiática

Navegar pelas notícias, em um cenário repleto de informações e atualizações frequentes, exige uma sociedade habilitada para diferenciar fatos de ficção e avaliar preconceitos e distorções. O desenho do percurso de um mundo editado para um mundo construído de forma igualitária, tem profundo vínculo com o conhecimento sobre o papel da mídia na formatação de nossas culturas(BACCEGA, 2009).

A Ofcom (2018), órgão regulador da mídia do Reino Unido, define educação midiática como “uma habilidade para acessar, entender e criar comunicação em uma variedade de contextos”. Buckingham (2007) aprofunda essa definição: 

 

“Acessar” inclui as habilidades e competências necessárias para localizar conteúdos de mídia, usando tecnologias e softwares disponíveis. [...] “Entender” inclui a habilidade de decodificar e ou interpretar mídia, por exemplo, através da consciência de convenções formais e genéricas, recursos de design e dispositivos retóricos. Envolve também o conhecimento sobre o processo de produção e os padrões de controle institucional, e a habilidade crítica da mídia, por exemplo, em termos de veracidade e confiabilidade de suas representações do mundo real. Finalmente, “criar” envolve a habilidade de usar a mídia para produzir e comunicar suas próprias mensagens, em uma proposta de auto expressão para influenciar ou interagir com outras pessoas. (BUCKINGHAM, 2007, p. 44).

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon