© 2019 by Edu-Midia. Proudly created with Wix.com

  • Jessica Santos

Grupos de mídia e o papel na educação midiática

Atualizado: 5 de Ago de 2019

Os grandes grupos de mídia do Brasil poderiam aprender um pouco com a BBC News, assumindo uma postura ativa ao liderar projetos contínuos no combate à desinformação. Beyond Fake News, por exemplo, é uma série multimídia com o objetivo de investigar como a desinformação e as notícias falsas estão afetando as pessoas ao redor do mundo, além de incentivar debates e reflexões, como o que está rolando hoje aqui em São Paulo.


Além desse projeto, a BBC institucionalizou, há mais de dez anos, diversas iniciativas de media literacy voltadas para os estudantes do Reino Unido. Um dos mais ambiciosos programas permite que milhares de estudantes de 11 a 18 anos de mais de 700 escolas e faculdades aprendam sobre a prática do jornalismo e produção de notícias. As crianças e jovens produzem notícias de rádio e televisão sobre suas comunidades, que são transmitidas local e nacionalmente. A missão é envolve-los com notícias, trazer suas vozes e histórias ao público e compartilhar alguns dos valores do serviço público por trás da criação de conteúdo, como justiça, precisão e imparcialidade, já que muitos jovens são criadores de conteúdo e distribuidores.

Ah, mas a BCC é uma emissora pública que recebe financiamento do governo, pra eles é fácil. Lá nos EUA, os projetos Learning Network, do The New York Times; e Newspaper in Education, do The Washington Post, fornecem recursos curriculares em torno da credibilidade da informação, uso de evidências e produção de notícias. O NYT também organiza concursos e oferece cursos conduzidos por editores e repórteres. O El País desenvolveu um programa gratuito chamado El País de los Estudiantes, com o objetivo aproximar o jornalismo das escolas e incentivar a produção de jornais em sala de aula.

Parcerias, investimento e um pouco de boa vontade podem operar milagres, galera! Ou vão continuar na posição de vítimas da desinformação trocando farpas com o presidente?




0 visualização