• Jessica Santos

Iniciativa quer levar educação midiática para 175 mil estudantes no Brasil

O Instituto Palavra Aberta lidera aqui no Brasil um projeto super importante para a disseminação da educação midiática: o Educa Mídia. Criado em 2019, tem o apoio do Google e visa preparar crianças e jovens consumirem e produzirem informação de maneira responsável, além de difundir no país o conceito.


Uma das grandes ambições é treinar mais de 5 mil professores e atingir 175 mil estudantes em dez estados. Além de difundir a importância da educação midiática, o Educa Mídia criou um currículo alinhado ao Campo Jornalístico Midiático da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Veja a figura abaixo:





Um passo importante do projeto para formar docentes é o curso EAD "A Educação Midiática na BNCC", em parceria com a Fundação Vanzolini.




O curso é teórico e propõe ótimas reflexões sobre o contexto atual de desinformação e como a educação midiática, em sua complexidade, é aliada na formação de uma cidadão crítico e consciente do seu papel de criador, influenciador e disseminador da informação. É uma iniciativa super válida para os professores que desejam mergulhar no tema, mas exige que o docente estude a fundo os conteúdos para "traduzi-lo" para os estudantes. E está aí um dos grandes desafios: como levar a educação midiática para a sala de aula?


Vamos explorar esse assunto nos próximos posts.

8 visualizações

© 2019 by Edu-Midia. Proudly created with Wix.com