• Jessica Santos

Poynter lança programa de educação midiática para jovens eleitores americanos

O Instituto Poynter, centro de estudos em Mídia e Jornalismo sediado nos Estados Unidos, acaba de divulgar o lançamento do MediaWise Voter Project (#MVP), programa de educação midiática para jovens eleitores entre 18 e 25 anos. Após a crise de desinformação da eleição de 2016 que elegeu Donald Trump, o #MVP pretende alcançar 2 milhões de estudantes e prepará-los para tomar decisões baseadas em fatos, contribuindo para fortalecer o processo democrático americano.


As ações vão desde conteúdos explicativos sobre o processo eleitoral até discussões mais amplas nos campi das universidades sobre o papel da desinformação em tópicos como mudanças climáticas, tiroteios em escolas, empréstimos estudantis, segurança, porte de armas e questões LGBTQ+. O programa vai envolver universidades, imprensa, influenciadores e celebridades, em uma grande rede responsável por criar e disseminar as ideias do #MVP.


A iniciativa é financiada pelo Facebook, e tem ainda como parceiros o Google e a Universidade de Stanford. Outro destaque do projeto é a participação da produtora de John Green na criação dos materiais educativos. Para quem não conhece, Green é o autor de best-seller como “A culpa é das estrelas“ e “Cidades de Papel”, e se tornou uma das pessoas mais influentes do mundo após criar o canal VlogBrother, em parceria com o irmão, Hank Green. Vale a pena conhecer o Crash Course, projeto educacional focado em história, literatura e ciência, com mais de 10 milhões de inscritos no Youtube, conduzido pelos irmãos. Uma das séries aborda a educação midiática e como navegar com segurança no mundo digital.




25 visualizações

© 2019 by Edu-Midia. Proudly created with Wix.com